As articulações com as equipes de saúde do território têm continuamente feito parte de ações e intervenções da Casa. A Missão Scalabriniana tem podido contar com a vinda da equipe de servidores da UBS para a realização de algumas campanhas de vacinação, tais como COVID-19 e Meningite. A UBS Pari tem sido parceira na promoção de consultas de pré-natal, consultas médicas e realização de exames.
A Missão Scalabriniana também tem parceria com a Associação Médica Líbano-Brasileira por meio do Projeto SAHA através do qual muitos imigrantes têm agendado consultas com especialistas e realizado exames de saúde.
A Missão Scalabriniana oferta de segunda à sexta-feira aulas de Língua Portuguesa aos Imigrantes com o objetivo de auxiliá-los no processo de integração social e cultural. O domínio da comunicação representa a aquisição gradual da autonomia pelas oportunidades de inserção laboral e ganho financeiro.
Com o propósito de beneficiar imigrantes com rotinas diversas, a Casa tem buscado ofertar opções de aulas nos períodos da manhã e à noite. Na presença de demanda há apoio na aprendizagem da Língua, tanto grupal quanto individualmente, no decorrer da tarde. As aulas são ministradas atualmente pelos funcionários da Casa e por voluntários de Instituições e Organizações diversas.
Em razão da diversidade apresentada pelos imigrantes quanto ao domínio da Língua e apesar da diversidade de modos de ensino, o denominador comum nas aulas tem sido: a busca por aulas dinâmicas, em ciclos de aprendizagem; o estímulo ao apoio mútuo entre os imigrantes para o ensino-aprendizagem; a ocorrência de plantões de dúvidas coletivo e a realização de aulas com temas que façam parte do universo de expectativas e experiências dos imigrantes.
O trabalho com o grupo de crianças e adolescentes tem se mostrado essencial, uma vez que por meio de suas brincadeiras, trocas e conflitos se evidenciam as diferenças entre etnias e culturas, bem como se manifestam as intolerâncias e preconceitos presente muitas vezes de forma velada nas relações dos adultos.
As demandas com esse público é bastante diversa e as atividades são realizadas com a intenção de promover reforço escolar; saúde e bem-estar por meio de práticas desportivas; promover interação e intervir de maneira reflexiva e psicoeducativa nos conflitos advindos; facilitar e induzir o desenvolvimento de habilidades socias; incitar o aprendizado de atividades artesanais, representativas de culturas, dentre tantas outras.
As atividades com esse grupo são realizadas por funcionários da Missão, voluntários de diversas Instituições e Organizações, tais como o trabalho voluntário das Irmãs de outras Congregações, a Igreja Presbiteriana, o JOCUM (Jovens com uma Missão) e a Igreja Universal.
A Missão Scalabriniana através de parceria com o Centro Educacional São José oferta mensalmente cursos profissionalizantes de maneira gratuita aos imigrantes. Já foram realizados cursos de Corte de Cabelo, Auxiliar de Cozinha e Panificação, Confeitaria e Panificação, dentre outros.
Esta parceria tem como objetivos promover qualificação profissional, atrair chances de colocação no mercado de trabalho e propiciar o desenvolvimento de novas habilidades.
A Missão Scalabriniana conta com a atuação contínua de Irmãs de outras Congregações religiosas. Elas estão presentes no ensino de atividades manuais, artesanato, plantão psicológico, bem como nas intervenções psicoeducativas com grupo de crianças e adolescentes.